Engenheiro português vai gerir centro de competências da Ikaros Solar
O português José Pascoal acaba de assumir o cargo de Engenheiro de Gestão de Processos de Negócio do Centro de Competências de Engenharia da Ikaros Solar. Recorde-se que o gigante belga do fotovoltaico decidiu sediar este centro de engenharia em Portugal, no início de 2013.
Anteriormente, José Pascoal foi coordenador da área de Automação e Controlo na Martifer Solar (2011-2014), onde trabalhou com projectos de solar fotovoltaico desenvolvidos em Portugal, França, Índia, Inglaterra, México, Chile, Brasil, Cabo Verde, entre outros. José Pascoal ingressou na multinacional portuguesa em 2010 para assumir as funções de Engenheiro de Automação e Controlo.
No Centro de Competências da Ikaros Solar, o engenheiro ficará responsável pela análise, desenho, optimização e monitorização de processos de negócio e procedimentos de todos os departamentos do Grupo, que tem como subsidiária a portuguesa Ikaros-Hemera. José Pascoal terá também a seu cargo a gestão do processo de conhecimento e know-how em todas as subsidiárias do Grupo Ikaros Solar.
“Sempre pautei a minha carreira profissional pela procura constante de novos desafios e este cargo é exemplo dessa ambição. Ter a responsabilidade de gerir e uniformizar processos de negócios do Centro de Competências da Ikaros Solar a partir de Portugal faz-me acreditar que o futuro traz boas notícias para muitos engenheiros portugueses na área do fotovoltaico. O investimento do grupo Ikaros Solar neste Engineer Service Center é revelador dessa tendência”, explicou em comunicado José Pascoal.
O novo engenheiro internacional do Centro de Competências da Ikaros Solar é formado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores – Ramo de Automação e Controlo pela Universidade de Coimbra. Foi ainda Investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra e Coordenador de teses Mestrado, no âmbito das Energias Renováveis, na Faculdade de Engenharia do Porto e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, sendo autor e co-autor de vários artigos científicos.
Em pleno funcionamento desde 2013, o centro criou já um núcleo de engenheiros especialistas em solar fotovoltaico para dar resposta às exigências técnicas das várias subsidiárias do grupo a nível mundial. Os grandes focos desta equipa de trabalho vão ser o desenvolvimento de projectos de maior complexidade e dimensão, a par da investigação e desenvolvimento a nível da solução.
Foto: Bart Speelman / Creative Commons