Esquilos estão de volta a Portugal



“Os esquilos estão definitivamente de volta ao território nacional”: foi com estas palavras que a Universidade de Aveiro anunciou esta quarta-feira, que estes bichos de trato simpático estão de regresso a Portugal.

Depois de largas dezenas de anos com um número muito reduzido de esquilos a viver por terras lusas, a tendência tem vindo a alterar-se com registo de cerca de 1400 avistamentos nos últimos anos, na região entre o Rio Minho e o Rio Tejo.

Num estudo levado a cabo ao longo de quatro anos, a Universidade de Aveiro contou com a preciosa ajuda dos cidadãos para mapear por onde andavam os esquilos-vermelhos. Através de um inquérito online, os investigadores iam assinalando os locais onde as pessoas avistam os animais, num registo que é agora publicado na revista European Jounal of Wildlife.

“Comparativamente ao estudo anterior, realizado em 2001 e que indicava que o esquilo ocorria apenas a norte do rio Douro, verifica-se hoje uma grande expansão desta espécie nas últimas duas décadas”, explica Rita Gomes Rocha, bióloga e coordenadora deste projecto.

Com alguns registos a sul do Tejo, a responsável do Projeto Esquilo Vermelho, avança que este facto “pode indicar uma contínua expansão em locais onde existe habitat e recursos disponíveis para o esquilo”.

Criado em 2014 pela Unidade de Vida Selvagem da UA, o Projecto Esquilo Vermelho tem na “na cidadania activa na recolha de dados científicos, ou a chamada Ciência Cidadã”, uma importante fonte de partilha de conhecimentos.

Foto: Luis Ribeiro/ via Esquilo Vermelho em Portugal Facebook





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...