Futebol: Arena de Cuiabá será um marco da sustentabilidade
Situada no Estado de Mato Grosso, a nova Arena de Cuiabá será um dos marcos de eficiência energética do Mundial 2014, que se realizará no Brasil. Projectado pela GCP Arquitectos, este complexo desportivo recebeu certificação LEED para estádios de futebol e incorpora tecnologia de isolamento state-of-the-art, mecanismos de armazenamento de água da chuva e plantas nativas da floresta Amazónica e Mata Atlântica.
A Arena tem um design completamente modular, com uma estrutura feita de concreto pré-moldado e um telhado de aço modular. Todo o edifício pode ser desmantelado e reorganizado para receber eventos mais pequenos, mal acabe o Mundial 2014.
Para reduzir o consumo de água, a chuva é recolhida e utilizada para irrigar o relvado, as casas de banho e o ar condicionado. Integrados, estes sistemas vão reduzir significativamente o consumo de energia do edifício.
O novo estádio vai ainda encorajar o desenvolvimento urbano do bairro de Cidade Alta, em Cuiabá. Os governantes querem atrair mais investimento para a região, para que esta se desenvolva económica e ambientalmente. Sempre de forma sustentável.