Galp e Petrobras lançam curso de Goengenharia



A Galp Energia e a Petrobras vão lançar um programa de formação avançada e de investigação conjunta na área da Geoengenharia de Reservatórios. O acordo abrange várias universidades portuguesas e brasileiras e é pioneiro. “É um exemplo de um casamento perfeito entre a pesquisa, a investigação científica aplicada e a indústria, e um exemplo do reforço da universidade pela indústria e desta pela universidade”, explicou o ministro da Educação português, Nuno Crato.

Ainda que seja liderado pela Galp e a Petrobras, o projecto tem outros parceiros que tornarão viável esta formação. O programa conta com a colaboração de universidades portuguesas e brasileiras e visa o desenvolvimento de quadros da Galp Energia e da Petrobras.

De acordo com o Expresso, em Portugal será a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior Técnico e a Universidade de Aveiro que assegurarão esta formação. No Brasil, a missão será cumprida pela Universidade Estadual de Campinas e pela Universidade Estadual Paulista.

O curso terá 840 horas de formação, divididas por componentes teóricas e práticas, complementadas com a resolução de casos reais de ambas as empresas. No curso serão trabalhados temas como a geofísica, a geologia, a engenharia, a matemática e a petrofísica. Paralelamente, este ajudará a desenvolver, nos profissionais, participantes aptidões e métodos de investigação na área da geoengenharia de reservatórios carbonáticos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...