Compraria um saco de plástico reciclado por 499 euros? Eis o Granel
Duas empresas espanholas juntaram forças para lançar o Granel: um saco de plástico reciclado que visa sensibilizar para a reutilização deste material através do seu preço exorbitante.
Este saco de “luxo” é a peça central de uma provocativa campanha publicitária que procura consciencializara sociedade sobre a importância de reduzir os plásticos descartáveis, “porque se os sacos no supermercado custassem 500 euros ninguém os deitaria fora”, afirmou em entrevista à Agência Efe a diretora da Bolsalea, Marina Moya.
Esta empresa de Alicante, especializada na comercialização de embalagens sustentáveis - como sacos de pano ou papel – mas também de envelopes, vestuários ou aventais ecológicos através da Internet, iniciou a sua actividade em 2009, “quando ainda se era considerado alguém um pouco esquisito quando se preocupava sobre a limitação de plásticos descartáveis ”, explica Moya.
A diretora da Bolsalea lamentou que “em Espanha não só haja pouca consciência sobre o reaproveitamento” das embalagens, mas também “não há muito interesse em prolongar a vida útil dos produtos que utilizamos diariamente”, sobretudo “se custam pouco.”
A sua intenção, diz, não é demonizar o plástico “mas a falta de consciência sobre o seu reaproveitamento”, algo que “prejudica o meio ambiente”.
Na verdade, o preço do saco “é uma forma de chamar atenção”, pois na realidade a sua empresa “não vende nem fabrica os seus produtos com plástico de nenhum tipo”.
Embora esteja disponível no seu site, “sinceramente não creio que ninguém vá comprar” e, “se algum distraído pensar em fazê-lo, o dinheiro será devolvido”, garantiu, pois a ideia é que “reaproveitamos os sacos que acumulamos em casa” em vez de comprar mais.