Himalaias: glaciares Gangotri e Yamunotri com os mesmos direitos que seres humanos

Situados nos Himalaias, os glaciares Gangotri e Yamunotri, têm desde há alguns dias os mesmos direitos que os seres humanos, já que por decisão do tribunal da região ganharam personalidade jurídica.

“Os direitos destas entidades serão equivalentes aos dos seres humanos e qualquer dano ou prejuízo a elas causado será tratado como um dano ou prejuízo causado a seres humanos”, pode ler-se na declaração emitida pelo Tribunal Supremo do Estado de Uttarakhand, nos Himalaias.

Também os rios, lagos, florestas e prados desta região dos Himalaias, desprotegidas até há pouco tempo, passaram igualmente a ter mais direitos aos olhos da lei. Com a aplicação desta nova lei, as autoridades locais esperam conseguir uma maior protecção para os glaciares himalaicos.

Esta nova decisão surge depois de há apenas algumas semanas as autoridades locais terem igualmente aprovado o estatuto de “entidade humana viva” aos rios Ganges e Yamuna. Vistos como sagrados pela comunidade local, estes rios estão no entanto altamente poluídos, como consequência directa da intensa actividade industrial nas proximidades e por frequentes despejos de esgotos não tratados.

De recordar que em Março desde ano, o rio Whanganui, na nova Zelândia, foi o primeiro rio do mundo a ganhar os mesmos direitos legais que um ser humano.

Foto: via Creative Commons 

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php