INDAQUA vai ensinar crianças a programar videojogos inspirados no tema da água

Durante um mês, cerca de cem crianças de vários concelhos do norte do país vão participar no conjunto de workshops “Water Game”.

Green Savers

No dia em que se comemora a nível nacional o valor da água, a INDAQUA lança o “Water Game”, um conjunto de workshops de programação que vão ensinar as crianças a criar um jogo inspirado na água e na sustentabilidade. Com esta iniciativa, a empresa de gestão de sistemas de abastecimento de água vai sensibilizar os alunos para a importância dos recursos hídricos, ao mesmo tempo que potencia o seu raciocínio lógico e a criatividade.

Durante um mês a INDAQUA vai levar a iniciativa aos seis concelhos onde garante o abastecimento de águas e a gestão de águas residuais – Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde. Em conjunto com as escolas de cada município, cerca de cem alunos do 3.º ao 6.º ano vão ter acesso a aulas de programação presenciais e remotas, podendo ainda ver publicado o seu jogo numa plataforma online. Numa fase final do projeto será realizado um concurso, no qual serão distinguidos os melhores jogos e oferecido um curso avançado de programação.

“A tecnologia deve ser parte integrante da educação desta geração nativa digital, que a conhece e utiliza desde sempre. Com o «Water Game», procuramos que a tecnologia e, em particular, os videojogos cumpram o propósito de relembrar as mais diversas formas em que a água está presente no nosso quotidiano. Vão ser criadas dezenas de jogos diferentes e estamos certos de que cada criança conseguirá traduzir no seu jogo a forma como vê este bem essencial”, afirma Luís Lourenço, Head of Communications do Grupo INDAQUA.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.