IPMA alerta para Depressão Dora que se vai começar a sentir no país a partir desta tarde



“Dora” é o nome dado pelo Serviço Meteorológico Espanhol AEMET à Depressão que se vai começar a sentir em Portugal Continental a partir desta tarde de 3 de dezembro.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vários distritos estão já sob aviso Amarelo e Laranja, e até ao próximo sábado, o vento vai se sentir com alguma intensidade, com rajadas “até 80 km/h no litoral oeste e até 95 km/h nas terras altas”.

O mar também vai estar agitado, prevêem-se ondas de 5 a 7 metros, podendo chegar em algumas zonas aos 14 metros. O aviso Laranja, determinado pela agitação marítima, encontra-se nos distritos do Porto, Aveiro, Braga, Viana do Castelo, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

O Instituto refere ainda que “esta depressão está também associada uma superfície frontal fria”,  “dando origem a precipitação, que será na forma de neve nas cotas acima de 1400/1600 metros e descendo gradualmente para 600/800 metros, com emissão de aviso Amarelo de Neve para a maior parte dos distritos das regiões Norte e Centro, em particular para o dia 4.” São eles Bragança, Braga, Porto, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Coimbra, Leiria, Aveiro e Castelo Branco.

Para mais informações consulte o site do IPMA.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...