Jacaré norte-americano recebe prótese que substitui cauda perdida (com FOTOS)



Durante uma luta com um rival, Mr. Stubbs, um jacaré norte-americano, perdeu a sua cauda, algo essencial para a sua sobrevivência. Stubbs foi depois recolhido por alguém que o colocou num camião, juntamente com outros 32 exemplares da sua espécie, teste veículo sido interceptado e o animal, de nove anos, acabou nas mãos dos especialistas da Herpetological Society, de Phoenix, que associação que alberga 1.500 répteis.

“Não o podíamos colocar na água, porque ele não conseguia nadar. Acabava por vira-se ao contrário”, explicou Russ Johnson, da Herpetological Society. Assim, a equipa decidiu desenvolver uma cauda de silicone.

O especialista em répteis, Justin Georgi, foi uma ajuda bem-vinda neste processo, assim como Marc Jacofsky e Sarah Jarvis, do Center for Ortopedic Research and Education, do Arizona. O desenvolvimento da prótese implicou ainda a utilização de câmaras para determinar o tipo de movimentos e o centro de gravidade do animal.

A cauda foi construída com recurso a um molde obtido a partir de um jacaré com tamanho similar de Mr. Stubbs. O animal adaptou-se bem à prótese e poderá agora regressar ao seu habitat.

“Ele não demonstra sinais de stress nem tenta arrancar a prótese e escapar. Uma das provas de que a cauda é semelhante a algo que é natural é que ele não se importa com a sua presença. Aliás, começou a movimentar-se com naturalidade logo que a prótese foi colocada”, explicou Justin Georgi.

Quando o jacaré aprender a controlar totalmente a cauda será capaz de nadar e mergulhar como um animal normal. No entanto, à medida que o animal continuar a crescer, a prótese necessitará de ser ajustada.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...