Lisboa: Santa Casa promove pequenos arranjos em casas de idosos



A Santa Casa da Misericórdia (SCML) está a promover, até 30 de Junho, a acção Reparar, uma iniciativa de voluntariado que tem como finalidade beneficiar, através de pequenos arranjos, cerca de 25 casas de pessoas idosas.

Estes idosos terão de ser utentes do Serviço de Apoio Domiciliário da SCML, sendo que a acção se enquadra nas celebrações do Ano Europeu do Voluntariado e será realizada no âmbito do voluntariado empresarial. Assim, Galp Energia, EDP, Grupo Brodheim, Montepio, Delta Cafés, Servilusa, Auchan ou H-Tecnic são algumas das empresas que já estão confirmadas nesta acção, no âmbito das suas estratégias de responsabilidade social.

Através do seu Serviço de Apoio Domiciliário, a SCML apoia cerca de três mil pessoas idosas carenciadas. Caracteristicamente, estas pessoas não possuem rede familiar, levam uma vida solitária, social e emocionalmente isolada, residem sozinhas em habitações degradadas e com pouco conforto, principalmente se considerarmos a zona histórica e central de Lisboa.

Preocupada com este retrato de exclusão social e vulnerabilidade e acreditando que a minimização deste problema social exige uma reflexão e intervenção urgente, de modo a garantir que as pessoas idosas possam usufruir da chamada terceira idade com qualidade e de uma forma digna, activa, participada e incluída, a SCML criou a Reparar – Acção de Voluntariado de Reparações Solidárias.

A acção decorre durante a segunda quinzena de Junho e deverá ter continuidade. O objectivo é melhorar as condições de habitabilidade e de conforto dos idosos.

Para além de disponibilizarem o tempo dos seus colaboradores que irão ser voluntários do projecto, as empresas vão também suportam os custos inerentes às intervenções, nomeadamente trabalhos preparatórios e materiais, sendo que cada empresa apadrinha uma casa ou mais.

O âmbito geográfico da acção Reparar está circunscrito a um conjunto de habitações localizadas na zona histórica e central de Lisboa (Freguesias da Sé, Santa Catarina, Socorro, São João, Anjos, São Jorge de Arroios, Coração de Jesus, São José, Prazeres, Santo Condestável e Alcântara) e as reparações envolvem pinturas interiores, reparações de mobiliário, pavimentos, solucionamento de problemas eléctricos não especializados, problemas de canalização não especializados e apoio na deficiente organização e limpeza, entre outros.

Mais informações em http://reparar.scml.pt/





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...