Mexicano arrisca vida para fotografar o tubarão mais feio do mundo (com FOTOS)



O tubarão-sardo tem a reputação de ser um dos mais rápidos e mortais do oceano. Com uns olhos aparentemente mortiços e dentes terrivelmente afiados, esta espécie persegue as suas presas a velocidades relâmpago de quase 100 Km/hora, sendo ainda conhecida por atacar seres humanos.

O fotógrafo e mergulhador mexicano Gerardo del Villar decidiu ir ao terreno para provar que estes tubarões mortíferos são mal compreendidos – para isso, propôs-se a mergulhar e fotografar alguns dos tubarões mais perigosos do mundo, sem usar a protecção de uma gaiola. O seu objectivo é salvar as espécies da pesca excessiva.

Com cerca de três metros de comprimento e até 135 Kg, o tubarão-sardo não hesita em atacar, especialmente quando é provocado. Este animal é mesmo conhecido por já se ter visto livre de linhas de pesca e dar o seu melhor no ataque a pescadores que o tentam capturar, batendo no barco e salvando às vezes da água até uns impressionantes seis metros de altura.

Estes tubarões são encontrados em águas relativamente quentes, normalmente no Atlântico, desde a Argentina ao Golfo do México. Embora sejam muitas vezes vistos a caçar na superfície, eles podem viver a profundidades de até 150 metros.

Mesmo sendo conhecidos como incríveis caçadores, os animais têm vindo a desaparecer, pois são frequentemente alvo de pescadores sedentos na sua carne magra e barbatanas, usadas para fins medicinas em algumas culturas.

Gerardo del Villar quer aumentar a consciencialização das pessoas relativamente à pesca furtiva. Para além do tubarão-sardo, ele estende esta preocupação ao tubarão-touro, tubarão-branco, tubarão-tigre, tubarão galha-branca e tubarão azul.

“Eu quero demonstrar ao resto do mundo que os tubarões não são máquinas de matar e ajudar a criar uma cultura que cuida e protege as diferentes espécies de tubarões”, diz o fotógrafo.

Os tubarões estão em risco de extinção, vítimas da caça que mata anualmente até 100 milhões de animais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...