Nova Iorque: legionella detectada em torre de arrefecimento de cooperativa de habitação



Em Dezembro, 11 casos de legionella foram detectados entre os habitantes de uma cooperativa de habitação no Bronx, Nova Iorque, e o Departamento de Saúde local suspeita que novos casos serão conhecidos em breve.

Segundo a NBC New York, a doença estará a ser causada por uma torre de arrefecimento contaminada, situada no complexo habitacional. A NBC adianta que a torre já foi testada e os resultados para a bactéria legionella foram positivos, o que está a preocupar os residentes do local, em Baychester.

Ainda assim, o Departamento de Saúde local pediu mais testes para ligar o surto de legionella à torre de arrefecimento. Segundo os responsáveis, a água infectada descoberta na torre é apenas usada para arrefecer os sistemas eléctricos e de aquecimento – a água armazenada para beber, cozinhar e tomar banho está limpa.

“Há legionella na torre de arrefecimento, mas não na água para beber”, explicou Jeffrey Buss, advogado da empresa que gere o complexo, a RiverBay Corporation. A empresa explicou ainda que as torres de água comunitárias são regularmente testadas e tratadas – as inspecções mais recentes datam de Agosto de 2014 e não mostraram sinais da bactérias legionella. Ainda assim, a torre já foi desligada e está em pleno processo de desinfecção.

Recorde-se que o concelho de Vila Franca de Xira, perto de Lisboa, viveu um verdadeiro “pesadelo” a partir de 7 de Novembro, com centenas de pessoas a serem internadas com legionella e, durante alguns dias, muita incerteza sobre o que a terá provocado.

Depois de uma investigação de várias entidades ligadas à saúde pública e ambiente, a IGAMAOT (Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento de Território) ordenou a suspensão da actividade da Adubos de Portugal, devido à presença da bactéria legionella numa das torres de arrefecimento da unidade. A produção da fábrica foi retomada a 2 de Janeiro.

Até 15 de Dezembro, a legionella tinha causado 12 mortos e 375 doentes.

Foto: Jay Gorman / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...