O que é um sagui-caveirinha?
Estes primatas do tamanho de uma pinta vivem no alto das montanhas da floresta tropical atlântica do Brasil e estão em risco de extinção.
Com os seus tufos protuberantes na orelha e a sua cara cinzenta-pálida, parece um cruzamento entre Krusty, o Palhaço dos The Simpsons, e Robert Smith, dos The Cure. Alguns conservacionistas até lhe chamam o ‘mico gótico,’ enquanto em português é conhecido como sagui-caveirinha; o ‘macaquinho da caveira’.
Segundo a “Science Focus”, trata-se de um mico que não come seiva de árvore e não fica bonito. O seu focinho relativamente curto e os seus pequenos incisivos dificultam a remoção da casca da árvore, pelo que janta em vez disso sobre insetos e fungos. Habitando nas regiões montanhosas do sudeste da Mata Atlântica no Brasil, a sua cara de abatida torna-se uma careta permanente.
Outras espécies de saguis, como os saguis comuns, não só são mais fotogénicas, como também invadem a zona do sagui-caveirinha, e o empurram para a sua extinção. A isto acresce a omnipresente ameaça de febre amarela, e o facto de 93% da floresta nativa do sagui ter sido arrasada para dar lugar à agricultura.
“O que é realmente estranho sobre o sagui-caveirinha não é a sua expressão ou os seus hábitos alimentares estranhos, mas o facto de tão poucas pessoas parecerem conhecê-lo ou preocupar-se com ele”, conclui o site.