O que é uma Formiga pote-de-mel?



As abelhas não são os únicos insetos a fazer mel, algumas formigas também podem fazê-lo.

A Formiga-pote-de-mel, Camponotus inflatus, vive nos desertos da Austrália, onde as abelhas operárias colhem o néctar das flores. As abelhas levam-no para o subsolo e alimentam estas formigas ou trabalhadores especializados em engolir comida.

Os pequenos insetos são alimentados com tanto néctar que os seus abdómens incham até ao tamanho de uma pequena uva, e a parede abdominal é esticada de tal forma que o mel pode ser visto no seu interior.

Estes potes de mel literais são uma apólice de seguro contra os tempos difíceis. Quando os trabalhadores regulares ficam sem comida, afagam as antenas destas formigas, fazendo com que regurgitem o mel armazenado. Também limpam os ninhos de mel para manter as despensas vivas em boas condições.

Este tipo de formigas forma cerca de 50% da colónia, e vive em galerias frias, subterrâneas. São muito apreciadas pelos indígenas australianos que as têm escavado e comido durante milhares de anos.

Diz-se que o mel é mais escorregadio e menos doce do que a alternativa mais conhecida das abelhas, mas permanece rico em antioxidantes.

 



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.