Póvoa do Lanhoso vai constituir grupos de entreajuda para a procura de emprego



A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Sol do Ave (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave) apresentaram esta semana os Grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego (GEPE), que irão constituir-se no concelho povoense nos próximos dias.

Os GEPE são grupos informais de pessoas desempregadas que se encontram semanalmente para reunir esforços na procura activa de emprego. Aumentam assim as suas redes de contactos e a probabilidade de encontrarem trabalho. O objectivo é de que possam ser constituídos três GEPE na Póvoa de Lanhoso.

“Acreditamos que esta resposta é uma mais-valia para o Concelho da Póvoa de Lanhoso”, referiu o assessor da Presidência da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso para a área social, Sérgio Soares.

Os GEPE são uma iniciativa do Instituto Padre António Vieira e encontram-se em várias Instituições do país, existindo já 18 grupos em Portugal. Destinam-se a pessoas desempregadas que queiram livremente e de forma gratuita participar nesta dinâmica de apoio a outros desempregados, beneficiando desse mesmo apoio de uma forma recíproca.

Ultrapassar a desmotivação, o isolamento e a tendência depressiva; aumentar as competências para a empregabilidade; e alargar as redes sociais e de apoio são os objectivos destes grupos, que apresentam como vantagens ajudar – e com isso aumentar a auto-estima – e ao mesmo tempo ser ajudado; aumentar a rede de contactos; partilhar informações e experiências relativas ao mercado de trabalho e à procura de emprego; partilhar emoções; e aumentar as competências para a empregabilidade.

Pretende-se que cada grupo seja constituído por dois animadores voluntários e por entre seis a 10 pessoas à procura de trabalho. Nas reuniões haverá partilha de actividades desenvolvidas com vista à obtenção de emprego; entreajuda emocional e auto-formação.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...