Serviços de água e saneamento de Oeiras e Amadora apostam no teletrabalho



Os funcionários dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora (SIMAS) que trabalhem no turno da noite (entre as 24h e as 8h), aos fins-de-semana e feriados vão passar a poder fazê-lo no conforto da sua casa, de acordo com o Jornal da Região.

Os funcionários, cuja função é de atender os telefones da Linha de Roturas e Obstruções na Via Pública, serão avaliados durante algum tempo. Caso os resultados sejam positivos, ele poderão vir a beneficiar outros trabalhadores: recém-parturientes, após o término da licença de maternidade, ou funcionários que beneficiem da licença parental.

“Acreditamos que estamos a fazer história”, explicou José Augusto Santos, chefe da divisão de Gestão de Recursos Humanos do SIMAS de Oeiras e Amadora ao Jornal da Região. De acordo com o responsável, o projecto é pioneiro na administração pública portuguesa.

“Fala-se muito em teletrabalho na administração pública, mas não existem praticamente nenhumas experiências”, explicou Carla Tavares, presidente do conselho de administração do SIMAS e presidente da Câmara da Amadora. “Acho que este projecto está no bom caminho”, continuou.

Para manterem o nível de qualidade do seu trabalho, os funcionários da linha de atendimento do SIMAS receberam um conjunto de meios técnicos que incluiu o acesso a dados informáticos e sistema de voz. Um dos objectivos do projecto é promover a conciliação da vida profissional e familiar dos trabalhadores e o apoio à parentalidade, factores que, segundo o SIMAS, terão impactos positivos a médio prazo no grau de compromisso e motivação dos trabalhadores e no absentismo laboral.

Foto: Johan Larsson / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...