Sustentabilidade e bem-estar entre as cinco mega tendências para 2011 e 2012



A sustentabilidade e o bem-estar físico e emocional dos cidadãos são duas das cinco mega tendências para os próximos dois anos, segundo um estudo global da consultora de tendências Science of the Time, e que foi hoje publicado pelo Diário Económico.

Assim, a importância económica, financeira e comercial da sustentabilidade deverá crescer no curto prazo. Contactado pelo Diário Económico, o secretário-geral do BCSD Portugal, Luís Rocharte, explicou que, sendo verdade que esta é uma tendência global, a realidade portuguesa ainda não estará tão perto desta conclusão.

“A sustentabilidade significa uma melhor utilização dos recursos energéticos e dos materiais. É um conceito que leva à optimização e ao aumento dos resultados”, explica o responsável, que esclarece que em Portugal as empresas estão mais preocupadas com as questões económicas e financeiras.

Outra das tendências é a preocupação com o bem-estar, agora que as pessoas se sentem desprotegidas e cépticas, o que leva a uma maior responsabilização do indivíduo pela sua vida e da família mais próxima.

“[Esta crise] faz emergir novos modelos de troca, do tipo comércio justo, e uma maior apetência por comportamentos altruístas e de voluntariado. Além de que há um maior foco naquilo que são as necessidades básicas”, diz o Diário Económico.

Recorde o sucesso da última campanha do Banco Alimentar.

“O consumidor está agora mais preocupado com o seu bem-estar físico e emocional e quer garantias dadas por uma autoridade a que reconheça competências. Um mundo melhor e mais justo é um dos desejos deste novo consumidor”, explica o DE.

O trabalho de campo foi conduzido por mais de seis mil pessoas e inclui o mercado português. Em Portugal, o estudo foi conduzido pela Ayr Consulting.

As outras três mega tendências são a importância da transparência – uma questão que também está ligada com a sustentabilidade e o bem-estar – a falta de confiança na publicidade e a gestão de conteúdos nas redes sociais.





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