Tetra Pak diz que consumidores globais estão mais preocupados com o ambiente



Os consumidores globais estão a adoptar cada vez mais comportamentos condicionados pela defesa do ambiente, reciclando e optando por comprar produtos ambientalmente sustentáveis para os seus lares, revela o mais recente estudo da Tetra Pak.

O inquérito “Pesquisa Ambiental 2011” revela um aumento constante de cinco tipos de comportamentos pró-ambientais por parte de consumidores em mercados estratégicos – Brasil, China, França, Alemanha e Estados Unidos – monitorizados desde 2005. Estes comportamentos incluem a separação das embalagens alimentares para efeitos de reciclagem e evitar o consumo de determinados produtos por razões ambientais.

O estudo destaca um aumento crescente na procura de produtos verdes, com 70% dos inquiridos a declarar que adoptaram esse comportamento nos últimos 12 meses, comparando com menos de 40% que afirmavam adoptar esse comportamento em 2005. O número de consumidores que, nas lojas, se recusam a aceitar determinado tipo de embalagens por motivos ambientais também aumentou, passando dos 30% registados em 2005 para mais de 50% em 2011.

Segundo o estudo, seleccionar e separar embalagens alimentares para reciclagem foi a actividade verde mais adoptada pelos inquiridos, aumentando de 70%, em 2007, para quase 90% em 2011. A Tetra Pak realiza este inquérito de dois em dois anos com quatro dos cinco comportamentos em análise a serem monitorizados desde 2005. O quinto comportamento – a reciclagem feita pelos consumidores – foi medido pela primeira vez em 2007.

O estudo de 2011 envolveu 6.600 consumidores e mais de 200 influenciadores da indústria alimentar inquiridos em 10 países: Estados Unidos, China, Japão, Índia, Brasil, Rússia, Turquia, França, Alemanha e Reino Unido.

Cerca de 88% dos consumidores destes 10 países expressou uma forte preferência por produtos em embalagens recicláveis. Cerca de 77% afirmou que a decisão de comprar determinados produtos em detrimento de outros se deve ao facto de estarem embalados de forma mais sustentável para o ambiente.

“Desde 2005 que temos observado em todo o mundo uma grande mudança no comportamento do consumidor, que é cada vez mais condicionado pelas preocupações ambientais. A maioria dos consumidores inquiridos é já pró-activo na defesa do ambiente e isso reflecte-se nos produtos que compram e na embalagem que escolhem”, refere Dennis Jönsson, Presidente e CEO da Tetra Pak.

“A embalagem com um forte perfil ambiental é claramente algo que os consumidores querem ter e não algo que é meramente agradável ter”, continuou Dennis.

Sendo o impacte ambiental uma crescente influência para os consumidores e para os produtos que eles preferem, o estudo destaca ainda o valor acrescentado pelos produtores alimentares, pelos distribuidores e pela indústria da embalagem, que desenvolve novas soluções de embalagem mais sustentáveis do ponto de vista ambiental. Cerca de 83% dos produtores alimentares e dos distribuidores inquiridos referiram que têm em conta o impacte ambiental no momento de escolherem as soluções de embalagem para os seus produtos.

O interesse pelos temas ambientais também aumentou, com os consumidores a garantirem que estão bem informados sobre esta matéria. Cerca de 60% dos consumidores inquiridos refere que compreendem o significado de expressões ambientais complexas como “pegada de carbono”.

O estudo revela também que os consumidores procuram produtos que lhes ofereçam informação sobre a respectiva pegada ambiental. Cerca de metade dos consumidores inquiridos refere que a falta de informação sobre o perfil ambiental dos produtos é um factor que condiciona o seu comportamento de consumo e que os símbolos de informação ambiental impressos nas embalagens são muito úteis para se perceber o impacte ambiental das embalagens de produtos alimentares.

A conveniência é o primeiro factor a ser tido em conta pelo consumidor no momento da escolha do tipo de embalagem para compra e leite e de sumos. O impacte ambiental da embalagem e a sua reciclabilidade são considerados o quarto critério mais importante, em 11 possíveis, logo atrás da conveniência, das características do produto e do volume.

A grande maioria dos consumidores inquiridos – cerca de 78% – alega que está motivada ou muito motivada para comprar alimentos e bebidas em embalagens “verdes” se estes tiverem o mesmo preço que os produtos tradicionais.

Cerca de 28% dos consumidores garante que compraria produtos com embalagens menos agressivas para o ambiente mesmo que os produtos fossem mais caros.

Este estudo foi desenvolvido pela Euromonitor International para a Tetra Pak entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011. A Tetra Pak utiliza a informação resultante deste inquérito para ajudar a definir a sua estratégia, a inovação e o desenvolvimento de novos  produtos.





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