UE quer chaleiras eléctricas, torradeiras e secadores mais eficientes



A União Europeia quer que as chaleiras eléctricas, torradeiras ou secadores de cabelo passem a ser electrodomésticos mais eficientes e, assim, pretende regular esta categoria de utensílios de cozinha, de modo a conseguir maior eficiência energética.

De acordo com o Observador, a Comissão Europeia (CE) quer implementar restrições ecodesign nos lares europeus para conseguir acabar com electrodomésticos que são energeticamente ineficientes, de forma a diminuir as emissões de dióxido de carbono. O comissário Jyrki Katainen, vice-presidente da Comissão para o Emprego e Competitividade, referiu que a poupança energética com esta mudança pode equivaler ao consumo total anual da Áustria e Portugal.

Na verdade, porém, estas medidas estão a ser previstas há alguns meses e foram debatidas na reunião do colégio de comissários de 20 de Abril. No entanto, não houve referência directa às chaleiras e secadores, sendo que a medida pretende abranger todos os pequenos electrodomésticos.

Ainda segundo o Observador, a possibilidade de acabar com a venda de chaleiras antigas, com maior consumo energético, está a agitar o debate sobre a saída do Reino Unido da UE, uma vez um terço destes artigos são vendidos naquele país.

Foto: danjo paluska / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...