Chegou a Xisto Week, uma semana “para quem nos visita experimentar uma vida diferente. Uma vida mais livre. Mais ligada às pessoas e à natureza, à cultura e às praias fluviais. Despertada pelo genuíno prazer da boa comida e da boa companhia e pelos encontros improváveis com o jazz ou com a herança e as tradições de lugares únicos.” As palavras são de Rui Simão, coordenador da ADXTUR, Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, sobre  a semana decorre de 14 a 23 de Julho.

E o que têm as aldeias de Xisto preparadas de tão especial?

Para começar será possível provar os menus de degustação que cada chefe irá propor com base nas tradições gastronómicas da região. Ou uma das iguarias mis representativas do território, no o Festival do Maranho, de 13 a 16 de Julho na Sertã.

Depois, esta é a semana grande do XJazz- Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto. No dia 15 de Julho, em Figueira (Proença-a-Nova), a contrabaixista Joëlle Leandre, uma das figuras dominantes da música europeia e mundial, apresenta o resultado da sua residência artística com mais 5 músicos. No dia seguinte o concerto é em Serralves, mas a estreia é nas Aldeias do Xisto. E no dia 23, na Praia Fluvial de Peneda/Pego Escuro (Góis), Hamilton da Holanda, o músico brasileiro que reinventou o bandolim, encanta com a sua música focada na beleza e na espontaneidade. Se por acaso passar na Barroca (Fundão) ou nas Minas da Panasqueira, pode ser que se cruze com os DEMO- Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico, em ensaios com a comunidade mineira para um espectáculo multidisciplinar intitulado “Ventre da Terra”, inspirado na tradição e herança mineira destes lugares. A versão final só será possível ver a 4 e 5 de Agosto, também na Barroca.

Já o Xistrilhos, Sobral de São Miguel (Covilhã), de 21 a 23, reaviva tradições com oficinas temáticas, animação de rua e venda de produtos locais. E se o calor apertar, as Aldeias do Xisto são a mãe d’água da Região Centro, com algumas das melhores zonas balneares de rio, reconhecidas pela Bandeira Azul e pela Quercus. E no dia 23 pode testar a sua perícia como pescador no Achigã Challenge, Circuito de Pesca das Aldeias do Xisto, em Pedrógão Grande. Vamos visitar o centro!

xisto 2

Deixar uma resposta