A maior instalação de arte do mundo (com FOTOS)



Baseado em factos verídicos – e trágicos –, o filme Into The Wild (O Lado Selvagem, em Portugal) celebrizou a Salvation Mountain em todo o mundo. Conhecida há muito no deserto do Colorado e estado da Califórnia, esta gigantesca instalação de arte encaixou de forma perfeita no filme, que conta a viagem de Christopher McCandless através da América do Norte e Alaska, em 1992, à procura de aventuras e para fugir à civilização.

A inclusão de Salvation Mountain no filme não foi em vão: esta instalação incorpora bem o espírito de fuga à civilização preconizado por Christopher – e que o levaria à morte, em Agosto de 1992, no Alaska.

Criada por Leonard Knight, esta montanha de fardos de feno e argila demorou três décadas a completar e procura passar uma mensagem de amor pelos milhares de turistas que a visitam. Localizada a hora e meia de Plam Springs, a instalação tem várias reproduções de árvores, aves, quedas de água e flores.

Em 2000, a Folk Art Society of America declarou o local como “digno de preservação e protecção” e, desde então, uma instituição de solidariedade social foi estabelecida para apoiar o projecto.

Depois de Knight morrer, em 2014, membros da comunidade Slab City, perto de San Diego, na Califórnia, continuaram o seu trabalho e hoje a instalação tem já 15 metros de altura e 45 de comprimento.

[nggallery id=1936 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...