Ponta Delgada vai ter Oceanário até 2018
A cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, vai inaugurar um Oceanário até 2018, um investimento de €15,5 milhões promovido pela Newtour e que será instalado numa plataforma localizada no mar.
Desenhado pela Muse, empresa especializada em museus, parques temáticos, exposições internacionais e autora, entre outros, do Museu do FC Porto, o projecto inclui ainda um laboratório cientifico.
No interior, por outro lado, será instalado um aquário, com um milhão de metros cúbicos de água e com 5 metros de altura, onde haverá diversas espécies dos mares da Macaronésia. Noutros dez tanques estarão as espécies vivas mais representativas do Mar dos Açores
Segundo o Construir, a conceptualização incluiu a participação do ateliê de arquitectura Estúdio Alvaro Planchuelo, reconhecido pela “experiência significativa na concepção de projectos similares em todo o mundo”.
Este parque temático terá 3.500 metros quadrados de área e será implementado em 2.000 metros, no Porto de Ponta Delgada. A estrutura ficará nas águas do porto, a uma distância de 150 metros dos edifícios protegidos da fachada marítima, a 100 metros da marina e a 70 metros da ponta do cais de pescas. A altura máxima para a edificação será de 16 metros, pelo que os promotores garantem que ficará a um nível inferior da fachada da Avenida Infante Dom Henrique.