Já conhece os sapatos feitos com fibra de banana?
Um bom exemplo de economia circular que envolve empresas e pessoas de diferentes continentes: uma startup espanhola está a ajudar comunidades agrícolas da Colômbia através da produção e uso de fibras de banana para o fabrico de sapatos biodegradáveis.
Neste caso juntou-se o melhor de dois mundos. De um lado, a indústria da moda precisa urgentemente de soluções sustentáveis para sua cadeia produtiva. Do outro lado, as comunidades que vivem do cultivo de banana lidavam com uma quantidade enorme de resíduos que estavam a ser gerados, uma vez que todos os anos as bananeiras precisam de ser cortadas para ser plantada uma nova.
Apesar de haver no País uma tradição do uso da fibra de banana (por ser um material cuja origem não requer água ou grandes extensões de terra para seu cultivo), este material estava a perde-se devido à falta de oportunidades para os artesãos. Até que os espanhóis Diana Feliu e Iván Rojas, da startup Indianes Footwear apareceram. Com a ajuda destes empreendedores foi criado um tecido biodegradável com uma produção sustentável com benefícios sociais, económicos e ambientais.