Primeiro dia de verão. As sete coisas que (provavelmente) não sabe sobre a estação



1. Os Solstícios são “os pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao Equador”, tal como se lê no site do Observatório Astronómico de Lisboa. Os Solstícios são pontos da eclíptica em que o Sol atinge as alturas (distância angular) máxima e mínima em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação solar atinge extremos: máxima no solstício de Verão (+23° 26′)

2. Ao contrário do que se pensa, não é na altura do solstício de Verão que a Terra está mais perto do Sol. Pelo contrário, é quando está mais longe. A distância da terra em relação ao Sol afecta pouco as estações de ano, onde o que importa realmente é a inclinação do eixo de rotação da terra (de 23.4 graus) e é nesta altura que o hemisfério norte está mais inclinado para o Sol.

3. É o único dia do ano em que todo o Círculo Árctico tem 24 horas de sol, embora os dias precedentes e seguintes possam dar a mesma sensação.

4. O Solstício ocorre exactamente na mesma altura em todo o globo, embora as horas possam variar devido às diferenças horárias. No hemisfério sul também se celebra o Solstício, mas referente ao Inverno.

5.O nome deriva da palavra “sol” e “sestice”, que significa “parar”. Porque é nesta altura que a sua elíptica atinge a posição mais a norte, exactamente sobre o Trópico de Câncer, pelo que “está parado” sem se mover quer para norte, quer para sul.

6. O Verão prolonga-se por 93,66 dias até ao próximo Equinócio, a 22 de Setembro de 2020

7. Desde a antiguidade que o Solstício é festejado por todas as culturas, geralmente associado a rituais de fertilidade. Ainda hoje se honra o Sol em festivais, sobretudo nos países nórdicos e em Stonehenge, no Reino Unido. Em Portugal, no complexo megalítico dos Almendres, os menires estão alinhados para o nascer do sol no dia de Solstício de verão.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...