Torcicolo, a pequena ave que tem o hábito de girar o pescoço



O seu nome provém da sua forma de defesa, dado que move a sua cabeça de um lado para o outro, silvando como se se tratasse de uma serpente para pôr os seus inimigos em fuga. O torcicolo (Jynx torquilla) tem apenas 17 centímetros de comprimento e observa-se de norte a sul do país, geralmente em zonas florestadas com clareiras.

Salta com movimentos deliberados e algo bruscos, abrindo com frequência a cauda e girando a cabeça. Prefere terrenos abertos com árvores dispersas, pomares e terrenos agrícolas e nidifica em cavidades nas árvores.

Pode ser avistada no chão (devido à sua preferência alimentar por formigas) ou nos troncos das árvores onde sua plumagem mimética a torna bastante difícil de detectar. É uma ave principalmente estival, que está presente em Portugal de Abril a Outubro, embora ocasionalmente se observe no Inverno, no sul do país.

Onde observar
Trás-os-Montes – tem uma distribuição ampla nesta região; alguns dos locais para a sua observação são: a serra da Coroa, a serra de Montesinho e a zona de Miranda do Douro.

Lisboa e Vale do Tejo – nesta região os torcicolos observam-se sobretudo durante a passagem migratória, particularmente no cabo Espichel e na serra da Arrábida.

Alentejo – a serra de Grândola e a região de Barrancos incluem-se entre os locais onde o torcicolo pode ser visto com regularidade.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...