Vaticano, o país mais pequeno do mundo é exemplo de sustentabilidade



O Vaticano há muito que tem vindo a trabalhar para cumprir o ambicioso compromisso do Papa Francisco de reduzir as emissões líquidas do pequeno estado a zero até 2050 com a instalação de painéis solares, a utilização de carros elétricos ou luzes de baixo consumo, iniciativas com as quais deseja enviar uma mensagem ao mundo.

A “conversão ecológica” a que o Papa Francisco convidou com a sua encíclica “Laudato si” começou há algum tempo com, por exemplo, a instalação em 2008 de painéis solares no telhado de um dos seus principais edifícios e mais edifícios modernos: a Sala Paulo VI, onde são realizadas as audiências e eventos do Papa, com capacidade para mais de 6.000 pessoas.

O engenheiro Roberto Mignucci, chefe do escritório de Laboratórios e Instalações da Cidade do Vaticano, acompanhou a Agência EFE a um dos lugares mais inacessíveis do pequeno estado: o tecto ondulado do Salão Paulo VI projetado pelo arquiteto Pierluigi Nervi, que já tinha no seu projeto a possibilidade de colocação de painéis solares.

Painéis fotovoltaicos e carros elétricos

A impressionante e moderna instalação que brilha diante do mármore com cinco séculos da Basílica de São Pedro “é composta por 2.200 painéis fotovoltaicos ativos e 2.200 passivos que funcionam como refletores de luz e que produzem uma potência de 215 kW, permitindo a economia de 250.000 quilos de C02 por ano ”, descreve Mignucci.

A energia produzida neste edifício é inteiramente despejada na rede interna do Vaticano e cobre totalmente a energia para iluminação e ar condicionado que é necessária durante os atos do Papa.

De momento, explicam, só conseguiram realizar esta instalação de energia solar, porque os restantes edifícios não o permitem devido ao seu elevado valor artístico e dificuldade arquitetónica.

Mas o Vaticano continuou a sua transição ecológica e outra das inovações introduzidas foi a renovação da sua frota de veículos com carros elétricos e a instalação de colunas de carregamento em todo o Vaticano. No momento, existem 10 colunas de carregamento instaladas. Um grande recorde para um país de meio quilómetro quadrado.

O passeio continua com um carro elétrico nos silenciosos Jardins do Vaticano, que constituem quase metade do território da Cidade do Vaticano, e onde avanços importantes também foram feitos na otimização da utilização dos recursos hídricos, com o circuito fechado de fontes e também a eliminação de todos os pesticidas e fertilizantes de origem química.

Vidros duplos, janelas de baixo consumo de energia, telas solares que não permitem a introdução da carga térmica no meio ambiente e refrigeração com economia de energia também foram instalados em edifícios como o Arquivo do Vaticano.

Luz nova e sustentável

Em edifícios históricos é difícil externamente hoje, mas em 2014 o Vaticano realizou uma importante intervenção na iluminação da Capela Sistina substituindo a anterior por LEDs, o que significou uma redução de 60% nos custos de energia e nas emissões de gases de efeito estufa e uma desaceleração no envelhecimento dos afrescos.

Além disso, explica Mignucci, a iluminação da Basílica de São Pedro também foi alterada, com luzes de led que exigem uma potência de 12w contra 70w anteriormente instaladas, e para a praça com uma economia de energia de 70%.

Objetivo: emissões zero no Vaticano

A meta de emissões zero será alcançada em 2050? O diretor da Direção de Infraestruturas e Serviços da Cidade do Vaticano, o espanhol Rafael García de la Serrana Villalobos, afirmou em entrevista à Agência Efe que se trata de “uma meta ambiciosa, embora ainda haja muitos anos e muito trabalho pela frente”.

Ele declara-se otimista para alcançar o resultado, pois trabalha “há muitos anos cuidando do meio ambiente e reduzindo as emissões”.

“O anúncio do Papa levou-nos a continuar os projetos já iniciados e a renová-los. Por exemplo, continuar a apostar em energias renováveis, reduzir o consumo de energia, implementar tecnologias limpas com projetos como mobilidade elétrica e pontos de recarga, com os quais temos uma grande margem de crescimento ”, explica.

Outra área do modelo sustentável que o Vaticano quer aplicar é a da “economia circular e a ideia e filosofia é que o resíduo não é um resíduo, mas um valor que temos que aprender a reaproveitar” e garante que já começa a ser aplicado “Resíduos sanitários como fontes de energia”.

Para isso, o Vaticano instalou dentro das suas paredes um ecocentro para onde todo o lixo tratado é encaminhado para facilitar o seu reaproveitamento. “E a cada ano aumenta o que somos capazes de reaproveitar”, diz García de la Serrana.

A diferenciação de resíduos atingiu 46% em 2016; 65% em 2020 e a meta é atingir 75% e 99% até 2023 no caso dos resíduos especiais.

“Além disso, central térmica do Vaticano foi alterada para uma de alto desempenho e todas as subestações térmicas foram alteradas, os armários elétricos de média tensão foram renovados e desde 2019 é garantido que toda a eletricidade que chega é proveniente de energias renováveis ​​”, afirma.

García de la Serrana explica que o valor que este modelo ambiental do Vaticano traz ao mundo é pequeno, mas acima de tudo a mensagem conta.

“Os nossos números contribuem pouco, mas o que contribuímos é a capacidade de colaboração. Fizemos muitos desses projetos com outras empresas além do Vaticano e estamos muito satisfeitos com essas colaborações. O papa com a sua encíclica levou as pessoas a colaborar ”, afirma.

E mais importante do que o que o Vaticano faz, acrescenta, “é empurrar para fora a preocupação com o meio ambiente”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...