Chegou a primavera! Conheça 42 factos curiosos sobre esta estação do ano
Finalmente chegou a primavera, e com ela as flores, as folhas e o reaparecimento de muitos animais. Fique a conhecer alguns factos curiosos sobre esta estação do ano.
1) O primeiro dia da primavera é chamado de equinócio vernal. O termo vernal significa “primavera” em latim e equinócio significa “noite igual” em latim.
2) Os equinócios de outono e primavera são as únicas duas vezes durante o ano em que o sol nasce no leste e se põe no oeste.
3) No primeiro dia de primavera, uma pessoa no Polo Norte veria o sol deslizando no horizonte, começando seis meses de luz do dia ininterrupta. Uma pessoa no Polo Sul veria o sol deslizando no horizonte, sinalizando o início de seis meses de escuridão.
4) A primavera chega quase sempre em 20 ou 21 de março, mas às vezes no dia 19. A razão pela qual os equinócios e solstícios nem sempre acontecem no mesmo dia é que a Terra não gira em torno do sol em exatamente 365 dias.
5) Se o papa Gregório XIII não tivesse estabelecido o calendário gregoriano, que a maior parte do mundo utiliza, em 1582, então a cada 128 anos o equinócio vernal teria ocorrido um dia de calendário completo antes, eventualmente colocando a Páscoa no meio do inverno.
6) Embora a primavera traga flores e um clima mais quente, pode ser a pior época para o nascimento de bebés humanos. Um estudo descobriu que bebés nascidos na primavera têm maior probabilidade de desenvolver esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão e anorexia.
7) O primeiro dia de primavera no hemisfério sul é o primeiro dia de outono no hemisfério norte.
8) Os dias festivos que ocorrem na primavera incluem a Páscoa, Dia das Mentiras, Dia da Terra, Dia da Árvore, Dia da mãe, Dia do pai, Cinco de Mayo e Holi (festival de cores na Índia).
9) Um estudo descobriu que, pelo menos na região das Montanhas Rochosas do Colorado, EUA, a primavera começa, em média, cerca de três semanas antes do que na década de 1970.
10) Se a Terra girasse num eixo perpendicular ao plano da sua órbita ao redor do Sol, em vez de numa inclinação de 23,4º, não haveria variação na duração dos dias e nenhuma variação nas estações.
11) O primeiro dia da primavera marca o início do Nowruz (“O Novo Dia”), que é o Ano Novo Persa. A celebração dura 13 dias e está enraizada na tradição do zoroastrismo com 3.000 anos. É comemorado no Irão, Cáucaso do Norte, partes curdas da Turquia e norte do Iraque, Afeganistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Cazaquistão e outras populações dispersas na Ásia Central.
12) A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio da primavera.
13) As primeiras flores da primavera são tipicamente lilases, íris, lírios, tulipas, narcisos e dentes-de-leão.
14) Enquanto o equinócio da primavera normalmente ocorre a 20 ou 21 de março, a primavera meteorológica começa no 1º de março, um mês em que as temperaturas médias aumentam 10 graus ao longo do mês.
15) Em Chichen Itza, México, os maias celebram o primeiro dia da primavera com “O Retorno da Serpente do Sol”. Na noite do equinócio da primavera, o sol poente cria uma sombra triangular na pirâmide de El Castillo que se parece com uma cobra descendente, ou o deus serpente de penas Kukulkan.
16) O mito de que é possível equilibrar um ovo na sua extremidade no equinócio da primavera é apenas isso: um mito. Tentar equilibrar um objeto oval na sua extremidade não é mais fácil no equinócio da primavera do que em qualquer outro dia.
17) Embora algumas pessoas prefiram não alimentar os pássaros na primavera e no verão, durante a migração da primavera, um comedouro pode ser uma fonte útil de alimento para os pássaros em viagem.
18) O início da menopausa é significativamente maior no inverno do que na primavera ou outono, com um pico menor no verão.
19) Na China, a chegada da primavera coincide com as comemorações do Ano Novo Chinês. O feriado acontece no primeiro dia do primeiro mês lunar, em janeiro ou fevereiro.
20) De acordo com a tradição, se uma marmota não vê sua sombra após emergir da sua toca no Dia da Marmota (2 de fevereiro), a primavera chegará mais cedo; se vir a sua sombra, o inverno durará mais 6 semanas. O dia tem as suas raízes no festival celta neolítico de Imbolc, que marca um ponto de inflexão sazonal e também envolve prognósticos animais.
21) Para os japoneses, a abertura da flor de cerejeira, a flor nacional do Japão, em março ou abril sinaliza o início da primavera.
22) O termo “febre da primavera” refere-se a sintomas psicológicos e fisiológicos associados à chegada da primavera, incluindo inquietação, devaneios e aumento do apetite sexual. Embora a causa exata não seja clara, os cientistas acreditam que o aumento da luz, mais exercícios e mais pele nua influenciam os níveis hormonais.
23) Segundo o mito grego, o retorno da primavera coincide com o retorno de Perséfone, filha de Deméter, que é a deusa das plantas e da fertilidade.
24) No hemisfério sul , a primavera vai de agosto a novembro.
25) Durante a primavera, os pássaros são mais vocais enquanto cantam para atrair companheiros e afastar os rivais.
26) A palavra “estação” vem do latim sationem, que significa “semeadura” ou “época da semente”.
27) Embora dezembro seja a época mais popular para se casar, o final da primavera (junho) e o outono (setembro) são os meses mais preferidos para casamentos.
28) De acordo com a National Association of Realtors, a primavera é a época mais popular para vender / comprar uma casa. Os compradores geralmente hesitam em mudar-se durante o inverno, quando o tempo está mais frio e as crianças estão na escola. Portanto, embora haja muitas casas para escolher na primavera, os preços dos imóveis estão nos seus níveis mais altos.
29) Estudos mostram que há variação sazonal regular na qualidade do esperma. Especificamente, a concentração de esperma é mais alta na primavera e mais baixa no outono.
30) Uma “maré de primavera” não tem nada a ver com a estação da primavera. Em vez disso, conota um “surgimento”. As marés da primavera acontecem duas vezes por mês lunar durante todo o ano, independentemente da estação.
31) Os primeiros egípcios construíram a Grande Esfinge de modo que ela apontasse diretamente para o sol nascente no equinócio da primavera.
32) Estudos mostram que as taxas de suicídio atingem o pico durante o final da primavera e não durante as férias, como geralmente se acredita.
33) Um estudo da National Academy of Sciences descobriu que bebés concebidos na primavera têm maior probabilidade de ser prematuros.
34) As recidivas de esclerose múltipla têm maior probabilidade de ocorrer durante a primavera e são menos comuns no outono.
35) Os tornados são mais comuns na primavera e menos comuns no inverno.
36) Todos os anos, as alergias constituem mais de 17 milhões de consultas ambulatoriais, principalmente na primavera e no outono.
37) Todos os anos, no primeiro dia da primavera, as pessoas na Polónia reúnem-se para queimar uma efígie e atirá-la ao rio para se despedir do inverno.
38) Embora o termo “primavera” seja útil para descrever uma das quatro estações temperadas convencionais, em climas subtropicais e tropicais, outros termos são usados para descrever as variações sazonais, como seca ou húmida e monção ou ciclónica.
39) As abelhas são mais propensas a enxamear durante a primavera. Aglomeram-se como forma de iniciar novas colónias a partir de outras bem-sucedidas. Surpreendentemente, as abelhas em enxame são muito dóceis e mais amigáveis que jamais serão durante todo o ano.
40) A temporada de primavera dos EUA é culturalmente interpretada como o dia após o Dia do Presidente, que é a terça-feira após a terceira segunda-feira de fevereiro e termina na sexta-feira antes do fim de semana do Memorial.
41) Março tem o nome de Marte, o deus romano da guerra. Na Roma antiga, este mês marcou o início da temporada de guerra.
42) Embora as origens do Dia das Mentiras sejam incertas, alguns acreditam que começou em França do século 16, quando a observação do Ano Novo mudou de 1º de abril para 1º de janeiro. Aqueles que continuaram a comemorar em 1º de abril foram chamados mentirosos.