Dia Mundial da Meteorologia: A importância do oceano na regulação atmosférica



Celebra-se hoje o Dia Mundial da Meteorologia, uma data que comemora a entrada em vigor da Convenção que deu origem à Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1950, e que relembra a contribuição dos serviços meteorológicos e dos respetivos profissionais para a nossa vida.

A OMM elegeu este ano o tema “O Oceano, o Clima e a Meteorologia”, que reforça a importância dos oceanos na regulação do clima. De acordo com a organização, os oceanos absorvem 90% do calor retido pelos gases de efeito de estufa, tal como grandes quantidades de dióxido de carbono anualmente, algo essencial para o equilíbrio das temperaturas.

Contudo, as alterações climáticas estão a afetar o funcionamento dos oceanos e os ecossistemas marinhos; as águas estão a ficar mais quentes e mais ácidas, prejudicando a sobrevivência das espécies, e o nível do mar está também a aumentar devido ao degelo nas regiões polares.

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realçou que “o oceano enfrenta ameaças sem precedentes devido à atividade humana”. Por isso mesmo, “restaurar a sua capacidade de regular o clima é um desafio definitivo” e “fazer as pazes com a natureza e proteger nosso planeta é a única maneira de garantir um futuro sustentável para a humanidade.”

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anuncia também hoje o começo da exploração do Radar Meteorológico de Terceira/Santa Bárbara, na Ilha Terceira, nos Açores.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...