Jogos Olímpicos terão medalhas feitas de lixo eletrónico e pódios de plástico reciclado



A reutilização de materiais está cada vez mais presente nos eventos, e os Jogos Olímpicos de Tóquio não vai ser exceção.

Os atletas que conseguirem chegar ao pódio nestes próximos Jogos serão presenteados com medalhas compostas por dispositivos eletrónicos reciclados.
Todas as 5000 medalhas de ouro, prata e bronze serão fabricadas de diversos equipamentos, incluindo portáteis e smartphones descartados.

Estes equipamentos eletrónicos foram doados pelo público entre abril de 2017 e março de 2019.
Mais de 78.985 toneladas de telemóveis usados e outros dispositivos foram recolhidos pelas autoridades municipais, com um total de 6,21 milhões de telemóveis usados entregues nos centros de recolha.

Ao todo, renderam 32 kg de ouro, 3.500 kg de prata e 2.200 kg de bronze.

As fitas para medalhas apresentam interpretações modernas de motivos de design tradicional japonês, como o padrão xadrez e a técnica de camadas.
Cada uma foi feita de fibras de poliéster recicladas quimicamente, que produzem menos CO2 do que outros materiais de poliéster durante o processo de fabrico, e coloridas com a paleta gráfica principal Tokyo 2020.

Mas não só, os vencedores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 serão coroados em pódios projetados pelo artista japonês Asao Tokolo, feitos com 24,5 toneladas de plásticos domésticos descartados.

Ao longo de nove meses, o público japonês doou o equivalente a 400.000 garrafas através de mais de 2000 pontos de recolha em lojas e escolas do país.

Estas garrafas foram recicladas e transformadas em filamentos, sendo utilizadas para imprimir em 3D todos os 98 pódios que serão utilizados durante os Jogos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...