Descoberta nova espécie de lagarto na selva do Peru



Uma nova espécie de lagarto foi descoberta recentemente numa reserva natural que protege o ecossistema da selva central do Peru, anunciou o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Sernanp) do país andino.

De seu nome Enyalioides feiruzae, este lagarto pertence ao genero Enyalioides, que possui 16 espécies, metade das quais foram descobertas nas últimas duas décadas em locais remotos dos Andes tropicais do Peru e Equador.

Esta nova espécie foi encontrada numa área próxima à comunidade camponesa Tres de Mayo, localizada dentro do Parque Nacional Tingo María, na zona central de Huánuco.

A descoberta ocorreu durante os estudos de impacto ambiental que o investigador Pablo Venegas estava a realizar na área para a construção de uma hidroelétrica na bacia do rio Huallaga.

Segundo o Sernanp, a única população desta nova espécie de lagarto encontra-se atualmente no Parque Nacional Tingo María, especificamente em manchas de floresta secundária e pequenos fragmentos de floresta primária, que ainda resistem nas áreas mais íngremes.

O organismo público, ligado ao Ministério do Ambiente peruano, afirmou em comunicado que esta descoberta mostra a importância de se investigar com maior profundidade a biodiversidade da bacia do Huallaga, que alberga uma grande variedade de ecossistemas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...