Ecobook, uma rede social ecológica
Na era das redes sociais, a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) lançou em Junho a rede social Ecobook, uma espécie de Facebook do desenvolvimento sustentável e que promove uma sociedade mais justa através das próprias acções do dia-a-dia dos seus utilizadores.
Consulte a rede social Ecobook e deixe-nos a sua opinião.
O objectivo da Ecobook é despertar a consciência dos cibernautas para a preservação e defesa do planeta, sendo que quem se inscreve compromete-se a fazê-lo com gestos diários e acções simples. Assim, cada pessoa assinala no site os seus objectivos em matéria de economia de água e energia, redução das emissões de CO2, de reciclagem, de consumo responsável ou de expressão artística.
A iniciativa teve origem em Porto Rico e a plataforma foi desenvolvida por sociólogos, politólogos e profissionais da comunicação, a fim de democratizar e estender o diálogo ambiental ao mundo virtual.
Para além de proporcionar o intercâmbio de experiências através de artigos ou blogs, a Ecobook tem uma agenda própria e oferece também a possibilidade de enviar mensagens aos outros utilizadores.
Por outro lado, um centro de informação propõe também mais de 250 documentos técnicos especializados em direito ambiental, biodiversidade ou gestão florestal.
A Ecobook conta com 11 mil visitantes de 53 países em tem 2.000 utilizadores registados. 70% destes são jovens adultos de países como Costa Rica, Guatemala ou Estados Unidos.