Empresa escocesa garante serviço de cremação ecológica



A empresa escocesa Resomation está a vender um serviço de cremação ecológica, uma alternativa que dissolve os corpos numa unidade de hidrólise alcalina e reduz o impacto ambiental deste processo.

A unidade chama-se The Resomator e já está disponível em pelo menos dois estados norte-americanos: Florida e, mais recentemente, Minnesota. “Desenvolvemos este processo até uma fase onde tudo corre bem. Melhorámos algumas partes do software e do mecanismo, para tornar a unidade menos barulhenta, mas a máquina trabalha sem problemas”, explicou à BBC Sandy Sullivan, CEO da Resomation.

A Resomation foi criada em 2007, como alternativa ao processo tradicional de cremação, que é bastante nefasto para o ambiente. A cremação liberta óxidos de azoto, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, partículas, mercúrio, fluoreto de hidrogénio, ácido clorídrico e uma sério de outros metais pesados.

A alternativa ecológica da Resomation dissolve o corpo numa solução alcalina, essencialmente liquidificando-a. Os restos corporais são aquecidos a 300ºC, num vaso pressurizado que contém uma solução de hidróxido de potássio e que dura três horas. O processo reduz o corpo a um pó branco, que é depois entregue à família.

Segundo a Resomation, a cremação verde produz um terço dos gases com efeito de estufa de uma cremação tradicional, utilizando um sétimo da energia. Sandy Sullivan diz que as famílias estão a reagir bem a todas estas novidades, e que oito novos Estados norte-americanos estão já a actualizar a sua legislação para receber a The Resomator.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...