Animais de estimação podem partilhar mais do que o seu amor
O Food Safety Information Council (Conselho de Informação sobre Segurança Alimentar) divulgou um estudo de consumo que revela que 31% dos donos de gatos afirmam que alimentam os seus gatos com carne crua e 12% dos donos de gatos afirmam que nem sempre lavam as mãos depois de limparem o tabuleiro do seu gato. Estes dois comportamentos podem representar um risco de partilha de bactérias e parasitas de intoxicação alimentar com o seu amigo peludo.
A Austrália tem uma das taxas mais elevadas de posse de animais de estimação do mundo, com 68,7% dos agregados familiares australianos a terem animais de estimação. De acordo com um inquérito da Animal Medicines Australia, 48% dos agregados familiares têm cães, 33% têm gatos, 11% têm aves, 12% têm peixes, 3% têm répteis e 4% têm pequenos mamíferos.
A maioria de nós considera os animais de estimação como parte da família e, em contrapartida, ter um animal de estimação tem demonstrado ter benefícios positivos para a saúde. Estudos mostram que ter um animal de estimação pode reduzir o stress, aumentar as taxas de exercício e até reduzir a incidência de alergias e ajudar a reforçar o sistema imunitário em crianças expostas a animais de estimação na primeira infância.
Mas, apesar destes benefícios, temos de estar conscientes de que os nossos animais de estimação podem partilhar mais do que amor com o resto da família. Os animais de estimação podem transportar bactérias, vírus, parasitas e fungos que podem ser transmitidos aos seres humanos, especialmente às crianças, através de mordeduras, cocó, saliva ou “caspa” do animal.
Eis algumas dicas simples para evitar infeções nos seus animais de estimação:
- Certifique-se de que os seus animais de estimação estão totalmente imunizados, desparasitados e que foram submetidos a tratamentos contra pulgas e carraças.
- Os gatos e os cães podem transmitir infeções por Salmonella se comerem carne crua, pelo que é melhor alimentá-los com uma dieta equilibrada de um alimento preparado comercialmente e tentar manter os gatos dentro de casa para que não possam comer aves ou animais selvagens. Os gatos também podem transmitir a fase infeciosa dos parasitas Toxoplasma se forem alimentados com carne crua, o que pode ser particularmente arriscado para as mulheres grávidas e os seus fetos, os idosos e as pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos. Tente evitar limpar os tabuleiros de areia se estiver grávida e esvazie-os diariamente, uma vez que os parasitas presentes nas fezes do gato não se tornam infeciosos até 24 horas depois de serem excretados pelo gato.
- Tente manter os animais de estimação fora das áreas onde está a preparar os alimentos, especialmente nas bancadas da cozinha. Como sempre, lave as mãos com sabão e seque-as bem antes de manusear os alimentos e depois de manusear o seu animal de estimação, os seus alimentos ou brinquedos. Não deixe que os seus animais de estimação lambam ou tirem comida do seu prato. Não lave as tigelas de comida dos animais de estimação juntamente com os seus próprios pratos, de preferência lave-as num lavatório separado, se tiver um.
- A posse responsável de um animal de estimação implica apanhar muito cocó, o que pode transferir germes para as suas mãos. Lave sempre as mãos depois de limpar gaiolas, aquários, caixas de areia (incluindo brinquedos de areia) e areia para gatos, bem como depois de apanhar o seu cão. Quando passear o seu cão, e se tiver apanhado cocó, certifique-se de que lava as mãos ou utiliza desinfetante para as mãos antes de comer ou beber qualquer coisa, ou de preparar comida para outras pessoas.
- Certifique-se de que protege e cobre as caixas de areia das crianças quando não estão a ser utilizadas para impedir que os gatos as utilizem como caixas de areia improvisadas.
- As aves, incluindo os galináceos do seu quintal, e os répteis, têm sido associados a infecções por Salmonella em pessoas. Certifique-se de que você e os seus filhos lavam as mãos depois de as manusearem ou de limparem o seu ambiente. Lave sempre as mãos depois de recolher os ovos.
- Evite andar sem sapatos em parques ou praias que possam ser frequentados por cães ou gatos, pois pode contrair parasitas do solo ou da areia contaminados através da sua pele.
A pesquisa sobre como alimentar gatos com carne crua e lavar as mãos após limpar as bandejas de areia foi financiada por uma doação da SA Health e conduzida nacionalmente online durante o período de 24 a 29 de agosto de 2023, entre uma amostra de 1238 pessoas com 18 anos ou mais.
Para refletir a distribuição geral da população, os resultados foram pós-ponderados de acordo com os dados do Australian Bureau of Statistics (Census 2021) sobre idade, sexo, área e nível de educação mais elevado.