Israel: estudante devolve a felicidade a tartaruga amputada (com FOTOS)



Há uns tempos, a tartaruga Hofesh deu à costa israelita com duas grandes feridas nas patas, o que levou os médicos a amputarem-lhas e afirmarem que ela nunca mais poderia voltar a nadar.

Porém, eles estavam errados. Tudo por causa do estudante de design industrial Sholomi Gez, que conheceu o caso no site do Israel Sea Turtle Rescue and Rehabilitation Center e, coincidentemente, procurava uma ideia para o seu projecto final para a faculdade.

O amante de animais, como se auto-descreve, decidiu fazer uma viagem para averiguar se as suas habilidades enquanto designer poderiam ser usadas para melhorar a vida desta criatura.

“Assim que vi o lugar, fiquei inspirado” disse Gez ao Haaretz, acrescentando que “sabia que poderia ajudar a resolver o problema de Hofesh”.

Os responsáveis do centro de reabilitação tinham tentando o seu melhor para tornar a vida da tartaruga mais fácil, anexando um dispositivo de flutuação, mas isso não lhe permitia recuperar a sua mobilidade, refere o The Dodo.

Inspirado pelas barbatanas traseiras de um avião caça F22, Gez começou a trabalhar de imediato num protótipo que pode ser afixado à carapaça e que ajudaria Hofesh a manter o equilíbrio a controlar-se debaixo de água.

“Estou a utilizar pequenas braçadeiras, colocadas no mesmo ângulo que as asas traseiras do avião”, refere Gez.

Surpreendentemente, e com a ajuda do equipamento concebido por Gez, não demorou muito para que Hofesh voltasse a ser o que era. “No início só a podia colocar numa piscina de água rasa, porque ela poderia afogar-se, mas agora ela já é capaz de nada normalmente”, explicou o director do centro, Yaniv Levy.

Apesar dos avanços feitos com as braçadeiras artificiais, os ferimentos de Hofesh não lhe permitiram que regressasse ao mar. No entanto, ela – ou melhor, ele, uma vez que se trata de um macho – já tem uma companheira e, esperam os responsáveis do centro, poderá ser brevemente pai. Uma excelente notícia para quem, há poucos meses, temeu pela vida.

[nggallery id=408 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...