Burros e bois ajudaram processo eleitoral do Afeganistão
No último sábado, homens e mulheres afegãos votaram para decidir qual o próximo presidente da nação. No entanto, a logística é sempre um problema para estes países, pelo que, desta vez, as pessoas que vivem em algumas das aldeias mais inacessíveis do país votaram em cabines de votos transportadas por burros.
Para garantir que todos os eleitores teriam a oportunidade de participar no processo eleitoral, as autoridades afegãs contaram com a ajuda de mais de 3.000 animais – burros e bois – para o transporte de material eleitoral até algumas das zonas de difícil acesso das regiões montanhosas do Afeganistão.
“Alugámos os animais a moradores locais e vamos devolvê-los aos proprietários logo após a eleição”, revelou o porta-voz da comissão eleitoral Noor Mohammad Noor à Radio Liberty.
Com uma jovem democracia e ainda a crescer para recuperar da violência, o povo afegão é considerado por muito uma inspiração na sua determinação em assegurar eleições livres e justas – um espirito teimoso, personificado pela frota de animais que está a ajudar a tornar tudo isto possível, refere o The Dodo.
Foto: AfghanistanMatters / Creative Commons