9 alimentos que estimulam memória e concentração dos atletas
Manter-se concentrado durante uma corrida é imprescindível para que o corredor tenha um bom resultado. Por isso, nada melhor do que incluir alimentos que o deixam mais concentrado. A combinação das vitaminas E, D, ómega-3 e antioxidantes pode ser a chave para o sucesso.
Conheço os alimentos que mais estimulam a memória e a concentração dos desportistas, segundo a O2 Por Minuto e o agregador O Meu Bem Estar.
1.Ovos
São um alimento muito rico em vitamina B12 (importante na produção de glóbulos vermelhos e na manutenção de um sistema nervoso saudável), e também têm uma fonte de colina, nutriente muito importante na reparação das células cerebrais, que ajudam a melhorar a memória. Um ovo por dia alimenta o cérebro da melhor forma.
2.Brócolos
Os brócolos são um amigo da concentração, têm muita vitamina A e C, além de cálcio e potássio.
3.Peixes
O atum, o salmão e a sardinha, muito ricos em ómega 3, são excelentes opções para ajudar o cérebro a trabalhar melhor. O ómega 3 é a chamada “gordura boa” e um dos componentes elementares da membrana externa das células cerebrais, através das quais se transmitem os sinais nervosos. É por isso que quanto mais saudáveis forem estas membranas melhores serão as capacidades cerebrais.
4.Whey protein
Uma das melhores maneiras de repor a proteína e preservar a musculatura, sem alterar os níveis de colesterol. A whey protein é a proteína do soro do leite e ajuda a prevenir o catabolismo – desgaste excessivo da musculatura –, que ocorre com o excesso de actividade física. Por último, também auxilia na melhora da actividade cerebral.
5.Iogurte
Fonte de vitamina D – uma das substâncias mais potentes na regeneração dos neurónios –, o consumo de iogurte pode ajudar a melhorar a visão e a audição, importantes para manter o corredor atento durante a prova.
6.Cogumelos
Alguns tipos, quando mais expostos à luz solar, podem conter níveis benéficos de vitamina D, que auxilia a memória.
7.Castanha-do-pará
A castanha-do-pará é rica em selénio, um antioxidante que elimina os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento do nosso organismo. Este mineral tem, ainda, um papel protector sobre a parede vascular, reduzindo o risco de sofrer um acidente vascular cerebral.
8.Gengibre
Com acção anti-inflamatória, o gengibre é fonte de lítio, mineral que estimula o prazer e inibe os circuitos da dor.
9.Cereais integrais
Ajudam na regulação do intestino, proporcionam a sensação de saciedade – fazendo com que o indivíduo coma menos – e reduzem a velocidade de absorção da glicose (que dá energia). Além disso, os cereais – aveia, trigo, arroz – são ricos em vitaminas do complexo B: B1 (Tiamina) – ajuda na transformação da glicose em energia – e B2 (riboflavina) – protege as células contra os radicais livres.
Foto: Gunnar Bothner-By / Creative Commons