AdP começa a distribuir água directamente às populações do Noroeste



Um contrato de parceria entre o Estado e os municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa levou a Águas do Noroeste, empresa do grupo Águas de Portugal, a prestar serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais directamente às populações a partir de 1 de Abril.

O contrato, assinado em Julho de 2013, prevê que a Águas do Noroeste assuma responsabilidades na exploração e gestão dos sistemas em “baixa”, que passa a reunir, numa única entidade gestora, os serviços em “alta” (prestados aos municípios) e os serviços em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes).

No âmbito desta parceria, a primeira que concretiza, em Portugal, um processo de verticalização, foi criado o Sistema de Águas da Região do Noroeste, que, sem prejuízo do respeito pela autonomia local, promove a agregação territorial dos sistemas municipais de água e saneamento dos oito municípios, no sentido da maximização das economias de escala. “O sistema passa de uma população servida por cada um dos municípios para uma escala global de cerca de 300 mil habitantes (cerca de 3% da população portuguesa)”, explica a AdP em comunicado.

O contrato inclui um plano de investimentos de cerca de €150 milhões a executar pela Águas do Noroeste, que privilegiará a extensão do serviço, com a construção de novas redes municipais de distribuição de água e de recolha de efluentes e a manutenção, a renovação e a substituição de infraestruturas, contribuindo desta forma para a resolução dos problemas de infraestruturação, que terá fortes impactos positivos na dinamização da economia e do tecido empresarial regional.

Haverá ainda a promoção de um projecto que vai permitir a estabilidade tarifária ao longo da concessão, passando a haver uma mesma estrutura tarifária em todos os municípios e cujo valor das tarifas será também progressivamente uniformizado nos vários sistemas municipais agregados num prazo de convergência de cinco anos.

Foto, Santo Tirso: Turismo En Portugal / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...