Amigos, inimigos e amantes. A complexa vida social dos Flamingos
Quando vemos flamingos, por norma há grandes grupos com as suas longas pernas meio submersas na água, parecendo confraternizar todos entre si.
Mas se olharmos mais de perto, notaremos ajuntamentos de dois, três ou mais indivíduos e não um grupo coeso. Assim como as pessoas, na praia ou no parque, os flamingos também têm os seus pequenos grupos.
Na verdade, e de acordo com um novo estudo publicado na “Behavior Processes”, a vida social dos flamingos rivaliza com a dos seres humanos.
Durante cinco anos, os investigadores acompanharam quatro espécies diferentes de flamingos em cativeiro – Caribe, Chile, Andina e flamingos menores – no Slimbridge Wetland Centre, a principal instituição de conservação de áreas húmidas do Reino Unido.
Ao longo deste tempo, os investigadores observaram os seus relacionamentos. Já se sabia que, como muitas espécies de pássaros, os flamingos unem-se e permanecem ligados aos seus companheiros ao longo do tempo, e isto foi confirmado por esta investigação.
Mas os investigadores também notaram amizades entre flamingos do mesmo sexo e analisaram os grupos que, por norma, estavam sempre juntos. Também notável foi o facto de alguns flamingos evitarem certos indivíduos, indicando que, definitivamente, têm preferências sobre com quem passam o tempo.
Os relacionamentos (amigos e inimigos) foram mantidos ao longo do tempo, o que é especialmente relevante, pois os flamingos podem viver até 50 ou 60 anos.
“Os nossos resultados indicam que as sociedades de flamingos são complexas. Elas são formadas por amizades duradouras, em vez de conexões aleatórias e soltas”, disse à ZME Science o principal autor do estudo, Dr. Paul Rose, da Universidade de Exeter.
Rose e os seus colegas também acompanharam a saúde dos flamingos, para ver se este factor tinha alguma influência nos seus relacionamentos. Mesmo quando não estavam bem, os flamingos doentes continuavam a socializar, o que provavelmente significa que o tempo com outros flamingos é importante.
Os flamingos podem até depender de um melhor amigo ou amigos nos momentos difíceis.
Estas informações aprofundam a nossa compreensão dos relacionamentos com os flamingos e como podemos ajudá-los, explicam os autores do estudo.
Também nos lembra que os animais com os quais partilhamos este planeta costumam ter uma vida complexa e interessante, e eles merecem o espaço e a proteção necessários para continuar a viver.