App que avisa quanto tempo falta para transportes públicos passarem chega a Portugal

Os passageiros de transportes públicos, em Portugal, já pode consultar uma aplicação (app) de trânsito para smartphones para perceberem o tráfego em tempo real.

A Transit App Moovit tinha sido lançada no final de 2014, em versão experimental, em Portugal, contando já com 125.000 utilizadores. Agora, a versão final já se encontra disponível.

A app é gratuita para os dispositivos com sistemas iOS e Android e combina informações públicas dos operadores de transportes e das autoridades com as informações em tempo real da comunidade de utilizadores. Ao todo, a app cobre 18 sistemas de trânsito de quatro cidades: Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal.

Através da aplicação, os utilizadores podem consultar informação actualizada sobre 10 sistemas de transporte diferentes de Lisboa, nomeadamente o Metropolitano, as linhas do Metro Transportes do Sul e as linhas da CP — Comboios de Portugal, e cinco sistemas de trânsito do Porto, incluindo as linhas da CP e as do Metro do Porto. A Moovit disponibiliza também informação sobre os horários e percursos dos autocarros SMTUC em Coimbra e os HF e a EACL no Funchal.

A aplicação tem um “Programa de Comunidade” com mais de 640 editores em Lisboa e 90 no Porto que ajudam a manter actualizada a informação. A app permite ainda aos utilizadores enviar relatórios sobre as suas experiências de viagem, como dados de congestionamento, limpeza e alterações nos serviços, que são apresentados em tempo real aos outros utilizadores, para que possam planear melhor os seus percursos ou, eventualmente, procurar rotas alternativas.

Segundo o Dinheiro Vivo, na calha está a expansão da app para novas cidades, nos próximos meses, de modo a “permitir que os utilizadores possam viajar entre cidades com facilidade”, destacando que planeia estender a aplicação em breve a toda a região da grande Lisboa.

A aplicação começou a funcionar em 2012 e está presente em mais de 800 cidades de 60 países em todo o mundo, tendo mais de 35 milhões de utilizadores.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php