Nos EUA, um juiz federal impediu uma empresa de distribuir na internet os diagramas que permitiriam a qualquer cidadão imprimir uma arma de fogo, recorrendo apenas a uma impressora 3D. Esta providência cautelar vem na sequência da ação interposta em tribunal por oito estados contra o governo de Donald Trump.

Tudo começou quando, em junho, a administração de Trump chegou a acordo com a Defense Distributed, permitindo à empresa distribuir os diagramas de armas de fogo 3D através do seu site a partir de 1 de agosto. Esta decisão foi criticada por vários grupos, incluindo um grupo de senadores que pediu ao presidente que não autorizasse esta distribuição.

Depois da providência cautelar interposta pelos oito estados, o juiz Robert Lasnik emitiu uma ordem de restrição temporária, alegando que os diagramas poderiam cair nas mãos erradas. O caso será reapreciado a 10 de agosto.

Os especialistas em segurança alertam para o perigo que será ter diagramas de armas 3D na internet, explicando que esta é uma porta que não poderá voltar a ser fechada, e que irá comprometer a segurança dos cidadãos. Este tipo de armas é impresso em plástico e é indetetável nos detetores de metal tradicionais.

Apesar de inicialmente planeada para 1 de agosto, a disponibilização dos planos das armas de fogo foi antecipada pela Defense Distributed, que colocou no seu website os planos para oito tipos diferentes de armas, incluindo a AR-15, a arma usada em muitos dos tiroteios nos EUA que têm vindo a fazer notícia nos últimos tempos.

Richard Blumenthal, senador do Connecticut afirmou que Trump “vai ter sangue nas suas mãos” se não conseguir impedir que os diagramas cheguem à internet.

Recorde-se que o Objetivo 16 dos Objetivos de Desenvolvimento sustentável das Nações Unidas fala exatamente em Paz, Justiça e Instituições Eficazes, algo que se tornará difícil ter nos EUA se uma arma de fogo estiver à distância de uma impressão. “Níveis altos de violência armada e insegurança têm um impacto destrutivo no desenvolvimento de um país”, pode ler-se no Objetivo 16.