Australis Oil & Gas desiste de prospeção de gás natural em Leiria
Em 2015, o Estado Português firmou um contrato para a pesquisa e produção de hidrocarbonetos com a empresa Australis Oil & Gas que abrangia duas concessões onshore, na Bacia Lusitânica, denominadas “Batalha” e “Pombal” cobrindo uma área de aproximadamente 2,500 quilómetros quadrados.
Hoje a empresa anunciou a desistência de prospeção de gás natural nas duas áreas que lhe foram concessionadas. A Associação ZERO revela que o anúncio é uma “vitória para o ambiente”, dado que sempre considerou errada a decisão de atribuir e manter concessões para a prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção onshore e offshore de hidrocarbonetos em Portugal.
Em defesa do interesse dos cidadãos e do país, em maio de 2018, a ZERO considerava que o Governo não podia atribuir o licenciamento ambiental para a Australis Oil & Gas iniciar trabalhos de sondagem em Aljubarrota, sem uma avaliação de impacte ambiental, elemento que efetivamente lhe viria a ser exigido, mas que não veio a ter lugar face à desistência agora manifestada. A ZERO reforça ainda que as comunidades locais, os movimentos ambientalistas e as autarquias tiveram um papel determinante no fim da eventual exploração.
A Associação afirma que os contratos “punham em causa o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050” e eram “contraditórios em relação ao que as Nações Unidas e Portugal defendem para o seu futuro”, sendo que “a aposta nas energias renováveis é oposta ao início da exploração de combustíveis fósseis”.