Barco solar vai recolher dados em viagem pelo Atlântico
Depois de mais de um ano de trabalho, o projecto FishPi está a desenvolver um protótipo de veículo autónomo capaz de circular na superfície oceânica. O mecanismo é movido a energia solar e controlado por uma unidade Raspberry Pi.
A equipa do FishPi tem vindo a debruçar-se na concepção e criação de um pequeno barco que possa circular através do Oceano Atlântico, por via de energia solar, a tirar fotografias e a recolher dados da sua viagem.
“Estamos a desenvolver um navio de superfície não tripulado que acabará por ser capaz de atravessar o Atlântico sem ajudas e de proceder a medições científicas ao fazê-lo”, revelou o FishPi, segundo o Treehugger.
O protótipo usará provavelmente duas unidades Raspberry Pi para todos os recursos de comando e controlo – como registo de dados, navegação e gestão de energia. Um painel solar integrado servirá para carregar a bateria de iões de lítio que alimenta um sistema de hélices necessárias à deslocação.
O barco será ainda capaz de transmitir imagens da sua travessia à equipa em terra, em tempo real, usando um sistema de comunicação via satélite.
As características de monitorização do aparelho incluem leituras da temperatura do ar e da água, medições da salinidade e do pH, monitoração barométrica, níveis de luz e muito mais.
A equipa afirma que o seu objectivo é produzir kits de barcos disponíveis a qualquer pessoa – desde pequenas embarcações que trabalhem durante algumas horas até dispositivos solares capazes de passar meses no mar.