Barreiro testa amanhã projecto Pedibus, um autocarro humano que leva crianças à escola
A cidade do Barreiro vai começar amanhã, segunda-feira, a primeira fase do projecto Pedibus, um autocarro humano que permitirá que um grupo de crianças vá regularmente a pé para a sua escola, na companhia de um ou mais adultos, seguindo um determinado percurso com paragens e horários definidos.
O objectivo desta acção, que será implementada em três escolas, é mudar os comportamentos dos alunos em relação às deslocações de casa para a escola
A ideia do Pedibus surgiu durante o projecto “A pé para a escola – gestão da mobilidade em comunidades escolares”, promovido e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e desenvolvido e coordenado pela CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa. Este projecto é apoiado não só pela Câmara do Barreiro mas também pela de Loures.
De acordo com a Câmara do Barreiro, participam neste projecto as escolas EB1/JI Professor Rita Seixas, a EB1/JI Nº 2 do Lavradio e a EB1/JI Nº 8 do Barreiro.
Estas três escolas juntar-se-ão a outras três do município de Loures, num projecto que pretende promover a sensibilização e mudança comportamental dos alunos no que se refere às deslocações casa-escola.
As escolas de Loures envolvidas neste projecto são as EB1/JI da Flamenga, em Santo António dos Cavaleiros, a EB1/JI de Sacavém e a EB1/JI do Fanqueiro, em Loures.
Lisboa também tem desenvolvido algumas acções de Pedibus. Saiba mais sobre esses projectos.