Blog da Semana: Observatório da Baixa
Num dia em que Lisboa acordou uma vez mais debaixo de uma forte chuva e das respectivas e habituais cheias, não poderíamos deixar de destacar hoje um blog de Lisboa. Mais propriamente, para sermos ainda mais coerentes, da Baixa.
O Observatório da Baixa é um das dezenas de blogs sobre a cidade de Lisboa. Lançado em 2008, o blog conta com a colaboração de 22 activistas por esta zona histórica e património de Lisboa e segue a estrutura de “denúncia” de irregularidades lisboetas – a exemplo de outros blogs.
“A Baixa volta a estar na ordem do dia da agenda dos poderes públicos. Voltam as ideias, as presunções e as tentações. Umas novas, outras velhas. Há mais de 30 anos que assim é. Cumpre-nos, enquanto alfacinhas, zelar pela Baixa”, explica o blog.
“Da Avenida da Liberdade ao Terreiro do Paço. Do Martim Moniz ao Bairro Alto. Do Cais do Sodré ao Campo das Cebolas. Aqui faremos o nosso diagnóstico. Aqui denunciaremos casos e, aqui esperamos elogiar outros tantos. Daremos ideias. Haverá debate. A Baixa conta connosco!”, escrevem os autores do blog.
Num dia, como explicámos há pouco, em que o Terreiro do Paço ficou alagado, em que a Estação do Rossio inundada, em que a água cortou o trânsito na Baixa – cerca de um metro de altura de água – e em que pequenos lagos se formaram na Avenida da Liberdade, é normal esperar que, ainda hoje, o Observatório da Baixa faça as suas denúncias.
Confira o Observatório da Baixa.