Boom Festival: mais de 80% dos materiais de construção são reutilizados
Entre 4 e 11 de Agosto, a Herdade da Granja, em Idanha-a-Nova vai receber mais uma edição do Boom Festival, que se realiza de dois em dois anos, por altura da lua cheia. Premiado e reconhecido pela sua componente ecológica, o evento deste ano vai ser semelhante às edições anteriores no que toca à sustentabilidade.
Mais de 80% dos materiais que a organização vai utilizar na construção do festival, que se estende por 150 hectares de terra, são reutilizados ou de origem natural. No total, são mais de 15 mil toneladas de madeira, 50 mil toneladas de plástico e 600 toneladas de metal reciclado que vão ser utilizados na construção das instalações e estruturas. A maioria dos materiais é reaproveitada de edições anteriores do Boom ou cedida por outros festivais, como o Rock in Rio.
A reutilização destes materiais permitiu evitar que na edição de 2012 do festival fossem enviadas 315 toneladas de lixo para os aterros, o correspondente a 800 toneladas de dióxido de carbono, refere a organização em comunicado.
Ao longo das várias edições, a organização do festival tem vindo a recorrer a recursos energéticos sustentáveis, a sistemas de tratamento de água, a reutilizar de materiais de construção, a regenerar habitats e ecossistemas, a promover a reciclagem e compostagem, bem como os transportes públicos e car-sharing e a implementar casas de banho de compostagem.
“Com o objectivo de partilhar um exemplo concreto de que a diversão e sustentabilidade podem coexistir num festival, e tendo em conta que a indústria da construção é responsável por 25% das emissões de CO2, o Boom Festival opta por métodos alternativos como a bio-construção, minimizando o recurso a materiais que exijam uma grande quantidade de energia no seu fabrico ou transporte”, lê-se no comunicado. Desta forma, o evento recorre a produtos naturais, como fardos de palha, terra, madeira, bambu, canas e pedras para construir o recinto.
Em 2012, o Boom Festival reciclou cerca de nove toneladas de lixo e a organização espera superar este valor na edição deste ano.
O Boom tem sido distinguido pela sua componente ecológica e já recebeu prémios como o “Outstanding Greener Festival” e o “Green’n’Clean Festival of the Year”, em 2010, e ainda o “Inspiração Verde”, em 2012.
Foto: yvette Soler / Creative Commons