Casas da Escócia remota vão ser restauradas (com FOTOS)



Várias habitações dos históricos caseiros escoceses das Terras Altas – crofters, em inglês – vão ser restauradas graças a uma antiga estrela punk britânica, que fotografou e conseguiu angariar fundos da fundação de uma das principais destilarias escocesas.

John Maher, antigo baterista da banda punk Buzzcocks, ajudou a angariar perto de €68.700 para que estas habitações históricas, localizadas nas Hébridas Exteriores, possam ser restauradas. Para tal, Maher fotografou as construções, muitas em ruínas, e conseguiu que a William Grant Foundation, da destilaria Grant’s, fizesse uma doação para a recuperação destas casas.

Com o abandono desta profissão ao longo do último século, as casas deixaram de ser habitadas e começaram a degradar-se, mas os parentes dos antigos crofters nunca conseguiram vender as habitações devido ao seu valor emocional.

Com o dinheiro doado pela William Grant vai ser restaurada uma primeira casa, que será utilizada como modelo para que se possam angariar mais fundos para restaurar cerca de uma centena destas habitações na Hébridas Exteriores e posteriormente em outros locais da Escócia e também da Irlanda.

“Estou bastante contente de que as imagens tenham ajudado a resolver o problema. Gosto da possibilidade de que [as casas] possam voltar a ser habitadas”, afirmou John Maher ao Daily Mail.

Veja aqui estas casas históricas do norte das Terras Altas escocesas.

[nggallery id=1951 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...