Castelo francês do século XVIII vai ser transformado num café (com FOTOS)

A recuperação de um castelo mediavel

É preciso uma certa coragem para comprar uma mansão do início do século XVIII quase em ruínas e recuperá-la totalmente. Mas é isto que estão a fazer Karina e Craig Waters, um jovem casal australiano que no final de 2013 comprou o Château de Gudanes, no sul de França, perto dos Pirenéus.

“Até recentemente tínhamos apenas pesquisado a história na Wikipédia”, indica Karina sobre o castelo com 94 divisões. “Acreditamos que o château foi construído em 1740”, explica a australiana, citada pelo Huffington Post. Porém, um pouco mais de pesquisa revelou a este casal que há partes do castelo que foram construídas durante o período medieval. “Os dados mais antigos sobre o edifício recuam até ao século XIII”, explica, revelando ainda que só no momento da compra é que souberam que o arquitecto responsável pela obra foi Ange-Jacques Gabriel, o principal arquitecto francês da época, responsável pela construção do Petit Trianon, no Palácio de Versalhes, a Praça da Concórdia e o Hotel de Crillon.

Actualmente, o castelo está a ser completamente restaurado, devido ao avançado estado de degradação. O plano dos antigos proprietários era transformar o edifício num complexo de turismo de luxo, mas os Waters querem manter a arquitectura original do château.

Um dos planos é converter um dos principais salões do castelo num café, tal como o que existe no Petit Trianon. Adicionalmente, o espaço será utilizado para outros fins comerciais, como hotelaria, casamentos e bailes, conferências ou sessões fotográficas. O casal espera que o espaço esteja completamente renovado no verão de 2016. A remodelação pode ser acompanhada no blog que foi criado para o castelo.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php