Cientistas infectam macacos com HIV pela primeira vez
Até que ponto deveremos sacrificar animais, de forma intencional e dolorosa, para a nossa própria sobrevivência? A pergunta não tem uma resposta simples, acreditamos, e certamente que cada leitor terá a sua própria resposta. A notícia que vos damos, por isso, é polémica: um grupo de cientistas conseguiu infectar macacos com o vírus HIV, provocando-lhes Sida pela primeira vez.
Esta é a primeira vez que a ciência consegue infectar macacos com HIV, o que pode permitir a realização de testes de novos medicamentos e vacinas para a doença – e de forma a que os resultados obtidos sejam o mais próximo possível dos humanos. Não se tratam de testes para cosméticos, é verdade, mas não deixa de ser terrível para os animais.
Até agora, apenas os humanos eram capazes de desenvolver a doença, avança a revista Science, e os estudos eram feitos com o vírus SIV, que causa uma doença semelhante nesses animais.
Segundo a Science, a espécie asiática macaca nemestrina foi a escolhida para receber o vírus, por apresentar menos defesas naturais ao HIV do que outros primatas. Ainda assim, os pesquisadores tiveram de modificar o HIV para que ele se comportasse, neste tipo de macaco, de forma exactamente igual ao que se comporta nos humanos.
A forma como os cientista irão trabalhar neste teste já não nos interessa. O que nos move é a sua opinião, caro leitor. É a favor ou contra estes testes? A pergunta é delicada, mas a sua resposta é fundamental para nós.