Clima: América Latina e Caraíbas organizam resposta à mudança climática



Representantes dos ministérios das Finanças e da Economia da América Latina e das Caraíbas de 20 Estados membros da Plataforma Regional das Alterações Climáticas desenvolveram na quarta-feira o plano de ação para o segundo ano da organização.

O objetivo da organização é melhorar o uso dos recursos públicos na transição para economias de baixo carbono, resilientes aos impactos das alterações climáticas e cumprir com as metas do Acordo de Paris.

A reunião desenrolou-se no primeiro ano de funcionamento desta plataforma internacional informou o Ministério das Finanças da República Dominicana, que está a exercer a presidência rotativa.

Nas sessões são discutidos os avanços conseguidos nos grupos de trabalho e acordados os passos a dar para estabelecer um mecanismo de seguimento dos Estados membros e, termos de política fiscal e alterações climáticas.

A intenção é mostrar como, com o apoio da Plataforma, os Estados estão a concretizar a sua agenda orçamental ecológica para conseguir uma transição energética justa e uma maior resiliência das suas economias.

A cimeira também vai discutir temas relacionados com a gestão da dívida e o financiamento da transição ecológica, as receitas e os incentivos fiscais, e a gestão da despesa pública relacionada com a ecologia.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento é o secretário técnico da reunião.

O seu chefe da Divisão de Gestão Fiscal Emilio Pineda, disse que “com o compromisso dos Estados membros avançou-se na criação de uma agenda de conhecimento conjunta, na análise de soluções práticas e adaptadas ao contexto regional, no intercâmbio de boas práticas na realização de ações concretas para responder aos desafios socioeconómicos associados com as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...