Código de cores para classificar alimentos



Sabe quantas gramas de açúcar pode consumir por dia? E a diferença entre gorduras trans e saturadas? A maioria de nós provavelmente não está tão atento quanto podia à composição dos alimentos que consumimos, o que acaba por influenciar a nossa saúde. A pensar nisso, a Direção Geral de Saúde (DGS) pretende simplificar os rótulos de alimentos e bebidas, e criar um esquema de cores que permita aos consumidores identificar rapidamente quão saudáveis – ou não – são os alimentos na hora de comprar.

O Diário de Notícias indica que 40% dos consumidores não compreende a informação nutricional presente nos rótulos. Os dados são do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), que sugere ser necessário alterar o atual modelo de rotulagem por um que seja mais simples e interpretativo.

A sugestão dos especialistas para os novos rótulos vai no sentido de adaptar o que já se faz em França ou no Reino Unido, onde é usado um sistema de cores (verde, âmbar, vermelho) para categorizar a qualidade nutricional dos produtos.

Enquanto não se implementam as novas regras, a DGS disponibiliza no site Alimentação Saudável um descodificador de rótulos que tem por base as recomendações do Ministério da Saúde do Reino Unido. 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...